Testes de motivação e de usabilidade - Qual a diferença?

Hoje vamos falar sobre testes A/B! Mais precisamente os testes relacionados a motivação do cliente e os testes com relação a clareza e usabilidade, para diminuir a distração do cliente dentro da página de compra e facilitar na hora de fechar o pedido.

A jornada de compra acompanha três pilares: a motivação, a capacitação e o gatilho. Esse é o tripé necessário para o cliente fazer uma conversão. A principal diferença entre esses testes é que os testes de usabilidade focam no que o cliente faz na loja e os testes de motivação nos contam sobre a necessidade do cliente de adquirir o produto e o que o faz motivado a comprar. Outra diferença é que nos testes de motivação o momento significa muito. Todos os testes dessa categoria que foram executados durante o período de pandemia mostraram uma concentração de medo, que não existia antes da quarentena. Isso muda bastante o resultado do teste e impacta muito as conversões da loja. A inconstância desses testes pode criar uma falsa sensação de que não foram bem sucedidos ou são negativos, mas na verdade é o momento. Quando bem sucedido, geralmente os testes de motivação trazem um resultado de aumento bem grande na conversão.

Já os testes de usabilidade é mais comum aumento menor na taxa de conversão e tem o objetivo de facilitar a clareza das informações e melhorar os gatilhos, além de trabalhar para descobrir qual versão da loja é mais intuitiva para o cliente, de forma que fique claro encontrar o que ele precisa. Esse testes geralmente mantém o resultado independente do momento em que o mundo está passando, pois se refere a visão que o cliente tem da loja.

Resumindo, os testes de motivação são muito instáveis, por depender de motivações exteriores. Já os testes de usabilidade da loja são estáveis e mostram como a loja pode melhorar seu layout e estrutura para converter mais.

É muito importante sempre conciliar os dois tipos de testes para manter o equilíbrio entre questões internas do site e o ambiente externo da sua loja.

See more...

Get in touch! Let's review your Store and how we can help:

Muito obrigado! Seu contato foi recebido, logo entraremos em contato.
Opa, algo de errado aconteceu. Tente enviar novamente.

Se preferir, entre em contato por telefone ou WhatsApp:
(34) 99283-3749