Mitos na otimização da taxa de conversão (CRO)

Opa, tudo bem?

Hoje eu venho falar sobre mitos na conversão dos testes A/B em lojas virtuais.

1º Mito: Dobrando a taxa de conversão com 1 teste

Esse mito é pequenas mudanças na loja que dobram, aumentam em 100%, a taxa de conversão. É importante dizer que acontece, porém é muito raro. Na maioria das lojas isso não vai acontecer. Mudanças como cor ou tamanho de botões não costumam interferir de forma significativa na receita. Somente se o botão da sua loja estiver muito apagado, pequeno ou fora do caminho intuitivo de uso da loja que essa mudança poderá trazer uma diferença tão grande.

Se um teste aumenta a taxa de conversão em 100%, isso significa que sua loja tinha um problema gravíssimo.

2º Mito: Um teste A/B por semana

Esse segundo mito é com relação ao tempo. Existe um mito que os testes A/B podem ser feitos toda semana. Mas na verdade, os testes A/B precisam de confirmação estatística, o que exige muitos acessos e um tempo que compreenda o ciclo de venda médio da empresa. Sendo assim, precisam de mais tempo, geralmente de 30 a 45 dias, dependendo da quantidade de conversões no prazo. E apressar um teste pode gerar uma análise incorreta e acabar sendo desperdício de tempo além do risco de fazer uma implementação que diminua mais a taxa de conversão.

E por hoje foram esses os mitos.

O processo de otimização da taxa de conversão traz muitos resultados porém ele precisa de uma boa análise na loja, entendendo profundamente os problemas que ela enfrenta e criando soluções interessantes para corrigir, e também precisa de tempo, com uma quantidade de acessos e conversões que permitam uma confirmação estatística, usualmente a partir de 1000 conversões mensais já é possível rodar testes A/B com sucesso.

See more...

Get in touch! Let's review your Store and how we can help:

Muito obrigado! Seu contato foi recebido, logo entraremos em contato.
Opa, algo de errado aconteceu. Tente enviar novamente.

Se preferir, entre em contato por telefone ou WhatsApp:
(34) 99283-3749