Melhorias para performance em lojas virtuais

Opa, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre performance e sobre como algumas coisas na sua loja podem estar atrapalhando a performance e “matar” a taxa de conversão. A performance é essencial numa loja virtual. O cliente acessa por vários tipos de hardware (computadores, celulares, tablets), de diferentes tipos de internet (fibra óptica, 4g) e todos precisam ter um boa velocidade de conexão, de preferência abaixo de 5 segundos de carregamento.

Se olharmos os dados analíticos de cada loja, notamos que conforme o tempo de carregamento aumenta, aumenta também o Bounce Rate, que é a taxa de evasão do cliente no site, porque a página demorou mais que o esperado para carregar. Nada prejudica mais a taxa de conversão do que o cliente sair da página antes que a mesma carregue.

Duas ferramentas muito interessantes para testar sua loja são o Page Insights e o Gtmetrix, que dão pontuações para o site e citam pontos de melhoria.

O que mais afeta a pontuação de lojas virtuais é o tempo de resposta do servidor. Quando o tempo de servidor é acima de 1 segundo já é considerado muito lento para carregar e o cliente exige um sistema rápido.

Um segundo ponto é a quatidade de JavaScript a serem carregados. Muitas lojas têm cerca de 60 a 70 arquivos de JavaScript, o que torna impossível que essa loja tenha uma boa performance, porque o computador precisa ler e interpretar toda essa informação. Algo que melhora bastante essa performance é acelerar a quantidade de requisições dentro da loja, diminuindo assim a quantidade de JavaScript e melhorando a performance.

Outras coisas que são legais para diminuir o “peso” do site são comprimir as imagens para ficarem otimizadas e usar o Lazy Loading, que faz com que as imagens carreguem a medida que elas entrem no campo de visão do cliente. Às vezes o site carrega imagens em alguns cantos que o cliente não chega a visualizar. O Lazy Loading é muito importante.

A repetição de redirects também prejudica bastante o desempenho do site. A cada requisição é feito um novo redirect, que acaba sendo bem desnecessário (muitas vezes acontece apenas por falta de colocar o subdomínio no código, como em muitas lojas Vtex).

Então, reduza os scripts e deixa apenas o essêncial nas página da loja para aumentar a conversão e diminuir a Bounce Rate.

Veja mais...

Quer otimizar sua loja? Entre em contato:

Pelo número de telefone ou WhatsApp:

(34) 99283-3749
Muito obrigado! Seu contato foi recebido, logo entraremos em contato.
Opa, algo de errado aconteceu. Tente enviar novamente.