Teste A/B: Remover botões de ação dos cards de produto

Neste estudo de caso vou comentar sobre um teste que tinha o objetivo de verificar o impacto do botão de ação no card do produto. Esse teste teve um resultado positivo, com uma possibilidade de aumento da conversão de 0 a 9% e o cálculo médio final durante o prazo do teste foi de 4,2%, com impacto igual no faturamento.

A ideia para esse teste veio a partir de uma análise dos mapas de calor da loja, observando que a maioria dos clientes evitavam clicar no botão “Comprar”, principalmente clientes no primeiro acesso. O que é bem esperado por conta da maioria dos clientes ainda não conhecerem os produtos da loja e querer apenas saber mais inicialmente.

Esse botão é útil para o cliente que já tem certeza do que ele quer e já entra disposto a comprar aquele produto ou conjunto de produtos em específico, sendo sem função para todo o restante das visitas e clientes na loja. Então, a questão dessa otimização fica em medir qual formato vai trazer o melhor resultado: o botão para Comprar diretamente ali no card do produto, ou um gatilho para fazer o cliente ir até a página do produto para conhecer mais.

A implementação do teste foi bem simples visto que o teste consistiu em ocultar esse botão e o campo de quantidade dos cards do produto via regras de CSS. O teste foi implementado e executado diretamente com o Optimize e teve duração de 18 dias, um total de 209.984 acessos e 8178 pedidos.

O resultado desse teste foi bem interessante, com um resultado positivo no geral – um aumento médio de 4,2% e alcance final entre 0% e 9% no aumento da conversão e receita – ver imagem abaixo. Porém foi mais impactante ainda no mobile, que cada função extra conta e a maioria dos clientes estão fazendo o primeiro acesso.

Após esse resultado, a variação vencedora foi aplicada na loja e foi observado o aumento da conversão levantada no teste (no período houve outro teste bem-sucedido que foi aplicado junto, trazendo uma média para a otimização total da conversão).

Mas é importante ressaltar que é uma troca, alguns clientes que estavam acostumados com os botões comentaram da falta dele para agilizar os pedidos, mas o benefício de retirar eles foi maior no geral. Nessa mesma loja do teste, novos formatos para o card do produto estão sendo testados buscando a melhor taxa de conversão geral e local nele, buscando o formato ideal para o máximo de clientes possível.


Veja mais...

Quer otimizar sua loja? Entre em contato:

Pelo número de telefone ou WhatsApp:

(34) 99283-3749
Muito obrigado! Seu contato foi recebido, logo entraremos em contato.
Opa, algo de errado aconteceu. Tente enviar novamente.